Pela facilidade e variedade, muitos estão apostando nessas atividades. Confira os principais benefícios. 

Algumas das atividades físicas que estão ganhando mais espaço durante essa pandemia são o yoga e a meditação. Isso se dá pela grande variedade de aplicativos, aulas e métodos disponíveis para essas práticas na internet, além de que elas não necessitam de nenhum equipamento específico, apenas foco e vontade.

Isso tudo não significa, claro, que elas podem ser feitas de qualquer jeito. Principalmente o yoga, dependendo do estilo, pode exigir muito do físico, então busque sempre estar acompanhado por um profissional, mesmo que seja online, e esteja sempre ciente dos seus limites. A ideia é sempre buscar o bem estar do corpo e da mente, e não machucá-los. 

Começando pela saúde mental. Tanto meditar quanto praticar yoga são atividades preventivas e que podem atuar também como parte do tratamento para quadros de depressão e ansiedade. 

A meditação faz com que a gente foque no presente, ajudando a despreocupar a cabeça de problemas passados e futuros. Isso ajuda a aumentar a nossa paz interior e equilíbrio emocional. Além disso, os exercícios de respiração ajudam a diminuir a ansiedade e ajudam a aquietar a mente. Isso sem falar nos benefícios a auto estima que a prática regular de atividades físicas traz, algo que também acontece com o yoga. 

Falando no lado físico, com a prática contínua, o condicionamento físico deve melhorar. Isso depende do tipo de yoga praticado, alguns são mais ativos do que outros, mas em todos os casos existe uma melhora na resistência, fortalecimento e flexibilidade dos músculos.

A postura também é beneficiada. Ela pode ser uma grande vilã em nosso dia a dia, ainda mais trabalhando de casa e passando muito tempo sentados, mas as posições praticadas no yoga são focadas na postura, e nos ajudam a ter um melhor controle e alinhamento corporal. 

O yoga também ajuda no combate às dores corporais. Ele te dá uma maior percepção corporal, o que faz com que você, no dia a dia, perceba erros de postura e identifique melhor sinais de tensão muscular. Além disso, os alongamentos ajudam a liberar a tensão e flexibilizar os músculos. 

Muitos procuram os exercícios físicos como uma forma de auxiliar na perda de peso, e o yoga, mesmo não sendo tão intenso quanto algumas modalidades, também pode ajudar se esse for o seu objetivo. Aqui a combinação entre os benefícios físicos e mentais é o diferencial, já que a tranquilidade vinda da meditação também afasta aquela ansiedade que pode nos levar a comer compulsivamente em momentos de estresse. 

São muitos pontos positivos, né? E ainda podemos falar mais, sobre benefícios ao sono, a saúde cardíaca relacionada ao estresse, para os nossos ossos, de tudo um pouco, e indicada para pessoas de todas as idades, sejam jovens ou idosos.

Dito isso, volto a lembrar que o acompanhamento é importante, especialmente para o yoga em si. Conseguimos fazer muito sozinhos, ainda mais com a ajuda de aplicativos e da internet, mas só vamos aprender mesmo e tirar o máximo possível de cada atividade junto com alguém que realmente entende como ela funciona e seus efeitos em nosso corpo. 

Procure o que é melhor para você e lembre-se: não é para fazer mal. Em caso de dores constantes ou qualquer outro tipo de dificuldade física, procure um médico especializado. Entre em contato conosco e marque a sua consulta.