Seja no escritório, em casa ou no carro, é importante sempre prestar atenção na nossa postura.

Cuidar da postura e, consequentemente, da nossa coluna, ganhou ainda mais importância nos últimos meses. Ao trabalharmos de casa ganhamos um pouco mais de controle sobre o ambiente de trabalho, mas isso nem sempre é bom, especialmente em relação a nossa postura. Por isso, hoje decidimos escrever sobre as principais formas de cuidar das suas costas para evitar problemas como desvios de curvatura, retificação da cervical, escoliose e hiperlordose.

Essa é uma questão que afeta principalmente quem trabalha na frente de um computador, seja no escritório ou em casa, mas envolve cuidados que todos podemos tomar em nosso dia a dia. 

A primeira questão envolve a cadeira e a mesa que você está usando para trabalhar. Nem sempre elas estão na altura ideal ou são feitas para isso, causando incômodo não só para a coluna, mas também para o pescoço e ombros, aumentando o cansaço e o estresse.

O ideal é que a mesa tenha uma altura por volta dos 70 cm, e que você se posicione com os cotovelos uns 3 cm abaixo dela e os antebraços apoiados em sua superfície. Partindo dessas medidas, a cadeira deve ter entre 47 e 57 cm e, para as pessoas mais baixas, deve incluir algum tipo de apoio para os pés. 

A parte que você mais pode controlar é a postura. Procure sempre manter a coluna e pescoço em posição reta, apoiados no encosto da cadeira se possível. O monitor à sua frente deve sempre ficar na altura dos olhos, para facilitar isso. Se utilizar um notebook, crie um apoio para ele, mesmo que seja utilizando alguns livros de forma improvisada.  

A produtividade do trabalhador tem surpreendido durante a pandemia e, embora isso seja um ponto positivo, também é resultado de menos controle sobre os horários. Além de respeitar as suas horas, é importante encontrar momentos de descanso durante o dia. O recomendado é que a cada três horas você se levante, seja para pegar uma água, ir ao banheiro ou só esticar as pernas e se alongar um pouco. Isso é essencial para dar uma “destravada” no corpo.

Isso também indica outra coisa: a importância de exercícios e atividades físicas para o bem estar do corpo. Alongamentos e ginástica laboral ajudam, mas também recomendamos a prática de exercícios físicos regulares, especialmente os focados em fortalecer a musculatura. O yoga, como já falamos em outro texto, também pode ajudar muito. 

Fora do trabalho, também é importante tomar cuidado com atividades comuns como dirigir, o uso de mochilas e bolsas e até a hora de dormir. No volante, assim como no escritório, a posição da cadeira é essencial, busque colocar o encosto do banco em um ângulo de 100º e não o coloque muito afastado do painel. Para as mochilas, é importante sempre tomar cuidado com o peso e com o ajuste, para que ela não fique solta nas costas nem pesando muito para um lado só. 

Em caso de qualquer dor ou incômodo, principalmente se for persistente, entre em contato com a gente. Os nossos especialistas estarão prontos para te atender de forma humanizada e com o melhor que a medicina tem a oferecer. 

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