Praticando exercícios em casa ou na rua, é importante cuidar bem dos joelhos para que não ocorra nenhuma lesão.

Os nossos joelhos estão sob constante pressão e trabalho, o que pode levar a dores e outras complicações. Eles são estruturas complexas e essenciais para o nosso bem estar, o que só aumenta a importância de cuidar bem deles, mesmo se estivermos passando ainda mais tempo em casa. 

Problemas nos joelhos podem acontecer com qualquer um, mas são mais comuns em idosos, pelo desgaste do tempo, em mulheres por uma questão estrutural do corpo e em atletas e desportistas pelos exercícios de alto impacto. Entre os problemas mais comuns, além de lesões traumáticas que exigem um cuidado mais imediato, estão o desgaste das articulações (artrose), lesões ligamentares e nos meniscos e tendinites. 

O cuidado diário se torna ainda mais importante para evitar problemas a longo prazo. Sabemos que até 85% das pessoas com mais de 75 anos possuem algum tipo de artrose nos joelhos, por exemplo. Por isso, em casa ou na rua, é importante se proteger.

Alongamentos: Importantíssimos antes de se exercitar ou apenas como um hábito diário. Busque realizar de três a quatro repetições que durem 40 segundos.  

Calçados: Como já falamos em nosso post sobre correr, o tênis certo faz toda a diferença. Seja na rua, em casa, correndo ou fazendo alguma outra atividade, o tênis apropriado ajuda a absorver os impactos, poupando as articulações.

Não são só os joelhos: O nosso corpo trabalha em conjunto. Alongue e fortaleça regiões como coluna, quadril e tornozelos. Mais força nelas significa menos sobrecarga nos joelhos. 

Alimentação: Comer de forma saudável é importante sempre. Para a saúde dos joelhos, uma alimentação rica em cálcio é recomendada para o fortalecimento ósseo. 

Sem exagero: As vezes queremos fazer mais do que aguentamos. O corpo precisa de tempo para se adaptar a uma carga maior de exercícios, então vá aumentando a intensidade, se for o seu objetivo, aos poucos. 

Acompanhamento médico: Se você já teve algum problema prévio nos joelhos é ainda mais importante o acompanhamento de um profissional especializado para evitar uma repetição da lesão ou novos problemas. 

Mas não se esqueça de, em caso de incômodos na região, procurar um ortopedista rapidamente. Aqui no Instituto Maxvitta estamos abertos para consultas e os nossos especialistas estão prontos para atender qualquer pacientes de forma humanizada e com o melhor que temos a oferecer. A sua saúde é a nossa prioridade.